Técnico em

Eletrônica

Este profissional deve ter espírito de equipe, criatividade para desenvolver projetos, capacidade analítica, organização, ter bom raciocínio lógico, habilidade no desenvolvimento de projetos e bons conhecimentos de informática. Entre as principais atividades deste profissional estão: instalação e manutenção de sistemas eletrônicos, programação de equipamentos com o emprego de recursos de informática, manutenção preventiva e corretiva de aparelhos, desenhar projetos de circuitos eletroeletrônicos, entre outras.  

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os técnicos em eletrônica é crescente devido aos diversos polos industriais que surgem em todo o país. O avanço da tecnologia também faz com que esse profissional seja cada vez mais procurado em todas as áreas, principalmente nas empresas de telecomunicações e informática.
Olhando para o mundo de hoje é possível antecipar tendências. Quase cinquenta e quatro milhões de brasileiros já usam Internet regularmente, só que menos de quatorze milhões tem computador em casa. E este é apenas um dos indícios de potenciais de crescimento deste mercado no nosso pais. Devido o crescente avanço tecnológico a procura por profissionais com uma qualificação técnica aumentou, ainda mais por que hoje existem muitos com nível superior e poucos com nível técnico.

Possibilidades de atuação

Existem vários segmentos onde o técnico em eletrônica pode atuar. Entre eles estão: indústrias da construção civil, de eletroeletrônicos, informática, telecomunicações, entre outras desenvolvendo projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento de materiais; concessionárias de energia elétrica, área de produção (operação e controle da produção), de manutenção e automação (manutenção de equipamentos de automação e controle), empresas prestadoras de serviços. Pode também trabalhar como profissional autônomo, montando o próprio negócio.

Atividades extracurriculares

Palestras de Formação do Profissional;
Planejamento Profissional;
Marketing Pessoal,
Currículo Profissional;
Entrevista e Seleção;
Biblioteca com Acesso à Internet;
Laboratórios Equipados para Aulas Práticas.

Carga horária

1.200 horas
Informática Aplicada
Matemática Aplicada
Eletroeletrônica
Circuitos Elétricos em Corrente Contínua
Circuitos Elétricos em Corrente Alternada
Eletrônica Analógica I
Eletrônica Analógica II
Eletrônica de Potência
Eletrônica Digital
Circuitos Digitais
Montagem de Circuitos Eletroeletrônicos
Eletrônica Aplicada às Energias Renováveis
Microprocessadores
Lógica de Programação
Programação Aplicada à Eletrônica
Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Comandos Elétricos Industriais
Legislação e Ética
Planejamento da Manutenção
Máquinas e Acionamentos Eletroeletrônicos
Sistemas Eletropneumáticos
Redes e Sensores Industriais
Automação Industrial
Supervisório Industrial
Empreendedorismo