Especialização em

Instrumentação Cirúrgica

Especializar Técnicos em Enfermagem para a prática profissional de instrumentação cirúrgica, considerando os aspectos técnicos, teóricos e tecnólogos, com foco na segurança do paciente.

Mercado de trabalho

O instrumentador cirúrgico controla e fornece instrumentos a médicos e enfermeiros durante um procedimento. Também prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos, faz a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxilio à enfermagem. O mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico está em expansão e segue os passos do aumento do número de hospitais e clínicas médicas espalhados pelo Brasil. Em praticamente todos esses estabelecimentos há demanda por esses profissionais

Possibilidades de atuação

Preparar as salas de cirurgia, com equipamentos, mesas, medicamentos, material de sutura e antissepsia; Preparar o instrumental cirúrgico, segundo o tipo de cirurgia; Desempenhar tarefas relacionadas a intervenções cirúrgicas médico-odontológicas, posicionando de forma adequada o instrumental, passando-o ao cirurgião e realizando outros trabalhos de apoio; Realizar a  esterilização do material cirúrgico; Propor a aquisição de novos instrumentos para reposição daqueles que estão avariados ou desgastados; Zelar, permanentemente, pelo estado funcional dos aparelhos que compõe as salas de cirurgia; Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos  e programas de informática; Executar outras tarefas para o desenvolvimento das atividades do setor, inerentes à sua função.