Grau

Imunocromatografia

Por: Grau Técnico

16/01/2025

O QUE SÃO TESTES RÁPIDOS?

Os testes rápidos, que ficaram conhecidos no diagnóstico da COVID-19, são testes sorológicos. Estes testes podem identificar o antígeno ou os anticorpos produzidos pelo organismo quando em contato com o antígeno. 

Os testes rápidos mais comuns são os que detectam se o organismo está produzindo anticorpos (lgG e lgM) contra a proteína do vírus. Estes testes são realizados pela metodologia de imunocromatografia. A metodologia baseia-se na geração de cor através da reação entre o antígeno e o anticorpo.

As vantagens deste teste estão associadas a sua simplicidade, uma vez que não necessitam de equipamentos sofisticados e nem de laboratórios específicos para serem realizados. Além disso, estes testes são executados e fornecem resultados de forma rápida. Devido a praticidade e simplicidade do teste, eles podem ser transportados para regiões de difícil acesso.

As desvantagens do método estão relacionadas com a sua baixa sensibilidade. Estes testes, por avaliarem a presença de anticorpos, só podem ser aplicados após o período chamado de “janela imunológica”. Este período compreende o tempo entre a infecção e o início da produção dos anticorpos específicos para o antígeno presente. Logo, estes testes devem ser realizados a partir no início da produção dos anticorpos, que acontece cerca de 7 dias após a infecção, sendo melhor realizá-los a partir do 10° dia, para assegurar-se que existem anticorpos suficientes no organismos para serem detectados. Estes testes acabam impedindo que se tomem medidas preventivas de controle, aumentando a chance de contaminação de outras pessoas.

Os testes rápidos de anticorpos detectam se a pessoa teve ou não contato com o vírus, porém, como só podem ser aplicados após o início da produção dos anticorpos, o período de maior carga viral já passou e a pessoa pode ter contaminado outras.

Estes testes são realizados através do sangue, soro ou plasma. Apesar dos testes rápidos serem de simples execução, eles devem ser aplicados e os resultados interpretados por profissionais da área da saúde. 

Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau
Grau