Outubro Rosa

É importante
tocar neste
assunto.

O CÂNCER DE MAMA TEM CURA,
O PRIMEIRO PASSO É SE INFORMAR

Outubro é o mês de conscientização contra o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Em 2016 foram mais de 14 mil mortes de mulheres, e em torno de 180 mortes de homens, pela doença. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são acima de 90%.

O autoexame

É indicado que se faça o autoexame uma vez por mês, sempre 7 dias após o início da menstruação. Após a menopausa, escolha um dia do mês. O autoexame é a principal forma de se conhecer. Você deverá procurar por caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio) e secreções mamilares existentes.

Como fazer
o autoexame

No Chuveiro ou Deitada

Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Diante do Espelho

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo.

01.

Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

02.

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração.

03.

Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

É importante lembrar

A maioria dos nódulos são benignos e pequena porcentagem das secreções estão relacionadas ao câncer de mama, porém são motivos para procurar o seu médico.

Homens também possuem glândulas mamarias e, apesar de ser raro, podem ter câncer de mama.

O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto, notando qualquer alteração nas mamas, peça sempre orientações a um médico especialista.

COMPARTILHE
ESTA IDEIA

O Câncer de mama tem cura e o primeiro passo é se informar. Faça o autoexame e saiba como combatê-lo. Compartilhe com suas amigas e familiares. Prevenir é sempre melhor do que remediar. O Grau Técnico apoia e curte esta ideia. #GrauTécnico #OutubroRosa